terça-feira, 25 de março de 2014

Somos o bom perfume de Cristo.



Para muitos o aroma de um bom café, que acabou de ser preparado, traz uma sensação de paz e alegria.

Para outros, nada melhor do que o cheirinho de alho e cebola sendo torrados na panela para preparar um bom almoço. Hum... abre o apetite!

Há também aqueles que amam o cheiro de gasolina quando vão abastecer seu carro. Taí um odor que não agrada a todos.

Paulo em sua segunda carta aos Coríntios, no capítulo 2, versos de 15 à 17 diz assim: "Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus."

Temos sido mesmo um bom perfume ou uma colônia barata, perfume genérico?

O bom perfume exala seu odor sem ostentação. Ele é forte, marcante, deixa rastro. Mas não ostenta seu valor, exibe suas nuances, ou transborda vaidade. Ele pode ser feito das mais simples de todas as matérias primas, mas tem poder igual ao que muito caro custou.

O bom perfume neutraliza por completo o mal odor. Mesmo aquele cheiro fétido que está impregnado num tecido ou objeto. Ele age com tamanha eficácia, que já não se pode dizer que algo estava sujo. A sensação de limpeza e frescor passa a dominar o ambiente.

O bom perfume não enjoa. Ele não confronta o estômago das pessoas com sua presença, não causa náuseas, não impõe-se quando não foi consultado, não fere pelo excesso.

 Ele chega sem ninguém perceber, e mesmo depois que vai embora, deixa ali sua marca. Sua presença é tão poderosa que capaz de curar sem a necessidade do toque ou da palavra.

A colônia barata e os genéricos tem um atrativo irresistível à muitos: o baixo custo. Já o bom perfume custa caro. Ele já vem desde sua origem com o alto preço de sua composição: da vitória sobre a morte na cruz. Além do alto preço da salvação, ele é inflacionado pelo preço do discipulado, do domínio próprio, da sede de Deus, pelo preço pago pela unção.

Mas não se engane. Ao exalar o bom perfume você não estará como num comercial de desodorante masculino; irresistivelmente sedutor. Pelo contrário. Aqueles que possuem o bom perfume de Cristo atraem os que buscam a unção, mas acima de tudo repelem todos os urubus que buscam o cheiro de morte, tanto quanto o repelente aos mosquitos.

Portanto, não se aflija quando perceber que algumas pessoas tem se afastado de você. Mas também não se acomode quando perceber que há alguém cheio de vontade de se aproximar para sentir um pouco mais do seu suave cheiro, e que talvez por estar a muito tempo acostumado a pagar barato pelos perfumes genéricos, não tenha coragem de dar o primeiro passo. 

Como cristão autêntico, lavado e remido no sangue de Jesus, expelindo com suavidade o bom perfume de Jesus, você está apto a espalhar o amor por meio de cada um dos seus poros.

 Lembre-se da sua missão, do chamado em sua essência: busquemos aqueles que têm desejo de vida, desejo de uma nova vida em Cristo!

Com carinho fraterno,
Alexandra Vidal

3 comentários:

  1. eu estava me lembrando dessa palavra, não sei se estou sendo muito radica ,mas eu creio que q pessoa que exala o bom perfume de Cristo acaba realmente repelindo as más conversações, os cheiros de morte. Por várias vezes vi as pessoas evitarem certos assuntos e conversas perto de mim por conhecerem minha postura. Espeo que outro cristãos vivam isso, pois tenho vivido com pessoas que preferem conviver bem com todos do que exalar o bom perfume e repelir muitos.

    ResponderExcluir