sábado, 11 de janeiro de 2014

O princípio da sabedoria.




       Pensamos em sabedoria e logo vem à mente, uma biblioteca, autores reconhecidos, alguém magistrado, um mestre de letras, talvez venha a nossa mente: Faculdade, formatura, diploma... Enfim uma série de coisas relacionadas a palavra saber. Porém a sabedoria citada neste texto não é a sabedoria do homem, a didática, aquela que conquistamos, compramos. 
 Hoje vamos falar da mesma sabedoria dada por Deus ao rei Salomão. Aquela que adquirimos através de um princípio: Temor do Senhor, que está escrito em provérbios, fala de uma obediência, reverente expressada por um espírito submisso, e não por medo apavorante. O temor do Senhor é o ponto de partida para um homem e uma mulher, tornarem-se sábios. 
 A sabedoria divina dada por Deus, não faz acepção, ela pode ser dada tanto ao doutor, como pode ser dada ao que não teve nem acesso ao ensino básico. 
 Existem no nosso meio pessoas dadas a obedecer a palavra de Deus, pessoas que vivem para agradar o coração do Senhor nosso Deus, Cristãos genuínos, que não estão dados a obedecer somente quando estão sendo vistos, mas pessoas que fazem questão de obedecer em todos os momentos, sobre a vida destes está uma porção muito grande de sabedoria. 

 Ele revela a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que andam na sinceridade. Provérbios 2:7 
  
 A sabedoria divina é um dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir. Ela está relacionada com o caráter de Deus, Deus é a sabedoria. 
   Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o TEMOR DO SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2: 1-6 

 Na bíblia sagrada encontramos histórias, inspiradoras, muitos sábios, e a característica maior era o temor do Senhor, o prazer em obedecer a voz de Deus, e até hoje O Senhor se regozija na vida íntegra de alguns sábios na terra, não tenha dúvidas disso, sabemos que somos falhos e dependemos das misericórdias do Senhor, mas só subiremos a um nível de sabedoria maior, ao andar de acordo com a palavra. 

 A sabedoria na prática, incluem benefícios, que estão na palavra, e passamos a viver isso em nossos dias de vida, ela nos proporciona ausência de ansiedade, paz à alma saúde física e vigorosa. 
 Filho meu não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Proverbios 3:1-5 
  
 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens. Eclesiastes 9:18 
 
 A bíblia nos exorta também, a reconhecer a liderança divina, saber que quando se trata de sabedoria divina, tudo vem dEle, nada do nosso próprio entendimento. 
  Não seja sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:7 
 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. Romanos 12:16 

 A paz do Senhor Jesus!  
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário